domingo, 6 de dezembro de 2009

Grupo Musical Gesteirense


História:


Em 1938/40, alguém na Gesteira teve a ideia de formar um clube ou uma associação. O Sr. Manuel Maria Duarte Tralhão, que tinha uma oficina de bicicletas em Soure convidou um executante da Banda de Soure, que tinha boas aptidões musicais, para vir para a Gesteira estabelecer-se como sapateiro, que era a sua profissão. Este Sr. chamava-se José Venceslau Madeira e foi então o primeiro regente da Banda da Gesteira. A este Sr., juntaram-se outros músicos já idosos que viviam na Gesteira e, que em tempos tinham pertencido a uma tuna e à Banda do Cercal (José Freire, Joaquim Pina e José Roque). Assim, com um clarinete, uma flauta, um contrabaixo e um trombone fizeram alguns bailes com o seu pequeno conjunto num celeiro amplo. Este foi o embrião da Filarmónica.

Os instrumentos eram poucos, não havia dinheiro para adquirir mais. Mas nestas coisas há sempre uma alma caridosa, o médico Guilherme Tralhão, que viva no Piquete que disponibilizou o montante para comprar tudo o que era necessário para o inicio da Banda.

A coletividade tem cerca de 250 associados e realiza a maioria das actuações na região centro. Possui sede própria.
Maestro: Augusto Duarte Santos Garcia

1 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa Informação :), ando lá e nem sabia do inicio XD, muito bom diana :)

Tintasmen

Enviar um comentário

A minha adorada trompa

A minha adorada trompa
Toco trompa de harmonia á três anos. É o intrumento de sopro com o som mais bonito que existe. toco numa banda onde sou chefe de naipe. Gosto realmente muito, a música da orquestra faz relaxar e desligar de todo o stress em que vivemos no nosso dia-a-dia. Parecendo que não as trompas ainda têm uns bons metros de tubo enrolados. tem um estética maravilhosa, é dos intrumentos mais dificeis de tocar.Mas não desisti gosto imenso de tocar trompa. Fascina-me. E não ligo quando disem que trompas são intrumentos de rapazes, conheço rapazes que tocam bem pior que eu =P.

Eu e as teclas

Eu e as teclas
Desde pequenina que gosto muito de pianos, e pedi aos 9 anos para ter aulas e a minha mãe que me faz quase todas as vontades deixou. durante 4 anos todas as semnas eu tinha aulas. mas as musicas tornaram-se monotonas, e para ser sincer não eram musicas que eu conhece-se e gostasse, acontece que deixei de ter aulas, eu gosto do meu piano que não é em um piano é um orgão mas a palvra piano soa melhor ao ouvido, bem acontece que gostava de voltar ao piano mas de uma forma mais pop, mais da minha geração e não musicas que nunca ouvi.

A minha Guitarra

A minha Guitarra
Eu tenho um Guitarra faz cinco ou seis anos, levou algum tempo até que eu atinasse com aquilo mas vou melhorando aos poucos.Gosto muito de tocar guitarra porque não tenho de usar a boca e posso cantar que é outra coisa que tambe'm gosto muito de fazer ( concorri ao conservatório em canto mas fiquei em 11º eram apenas 5 vagas):) Ando em dois grupos ARCL e outro mais religioso onde me divirto imenso. Faço pequenas actuações em casa para divertir o pessoal no Natal e Ano Novo que é sempre uma festa.

Escalas de Guitarra (Maiores)

Escalas de Guitarra (Maiores)

Notas da Guitarra

Notas da Guitarra